domingo, 7 de abril de 2013

Benefícios do Shiatsu

pressão nos pontos de shiatsu


1 - Efeito diurético: Apertando o comecinho das sobrancelhas, você controla a ansiedade e, ao mesmo tempo, aciona a bexiga, estimulando a liberação de líquidos.
2 - Dentes comportados: Para combater o bruxismo, antes de dormir, abra e feche a boca massageando os ossinhos próximos às orelhas, com movimentos circulares, para soltar a musculatura.
3 - Chega de inchaço: Você consegue diminuir o inchaço pressionando a região abaixo dos olhos, que corresponde aos rins, partindo do canto em direção às têmporas.
4 - Força nos pulmões: Massagear as bochechas em sentido horário fortalece as vias respiratórias e pode até ajudar a prevenir resfriados, gripes e pneumonia, pois a área está relacionada ao pulmão.
Benefícios do Shiatsu
1 - O x da serenidade: Trate a insônia e tranquilize a mente pressionando a região do terceiro olho. O ponto também está ligado ao fígado, que costuma ficar sobrecarregado quando estamos irritadas ou sob forte stress.
2 - Azia controlada: Os pontos referentes ao estômago encontram-se no centro das maçãs do rosto. Comprima-os para diminuir a sensação de azia ou má digestão.
3 - Coração valente: A saúde do coração pode ser estimulada pela ponta do nariz, que corresponde a esse órgão. Se ele estiver batendo rápido demais (taquicardia), aperte a área sem dó para acalmá-lo.
4 - Ritmos suaves: Apertar a área próxima às têmporas, na altura da ponta das orelhas, ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, diminuindo o inchaço na barriga. Pressione os dois lados ao mesmo tempo.
5 - Xô, rinite: Comprima as abas do nariz em dias de crise para auxiliar no controle da alergia e para qualquer problema respiratório, principalmente quando o nariz estiver carregado.
6 - Pressão calibrada: Quando sentir que a energia despencou, pressione a covinha que se forma acima do lábio superior. O truque ajuda a equilibrar a pressão arterial.

shiatsu


shiatsu
Mas que tipo de distúrbios eles tratam? Vou responder esta pergunta apresentando os pontos que os tratam na prática.
Por exemplo, o ponto 11 IG (ponto 11 do Meridiano do Intestino Grosso) é muito usado para fortalecer o sistema imunológico. Para localizá-lo, basta dobrar o cotovelo: ele encontra-se entre o final da linha da dobra do cotovelo e a ponta deste osso.
O ponto 4 IG (ou Ragu; pronuncia-se Rakú) é usado para tratamento de qualquer dor na parte superior do corpo, rinite, alergia, bronquite, gripe (+ 11 IG), sinusite, problemas de garganta, queda de cabelo, prevenção da cárie, doenças de pele em geral (+ 11 IG) e espinhas. Localiza-se no final da linha formada quando se une a lateral dos dedos indicador e polegar.
O ponto 5 P (ponto 5 do Meridiano do Pulmão) trata asma, tosse, bronquite, amigdalite, tuberculose, etc e localiza-se na dobra do cotovelo, ao lado do tendão, na parte interna do braço.
O ponto 25 E (ponto 25 do Meridiano do Estômago e ponto de Alarme do Intestino Grosso) trata a prisão-de-ventre e localiza-se três dedos ao lado do umbigo. Pressionando esse ponto regula-se o Intestino Grosso.
O ponto 6 E (ponto 6 do Meridiano do Estômago) trata rugas, dor de dente, paralisia facial e localiza-se no ápice do músculo maxilar, que se eleva quando trincamos os dentes.
O ponto 6 BP (ponto 6 do Meridiano do Baço-Pâncreas) é o terceiro ponto mais importante do corpo e trata todo e qualquer problema feminino, hormonal, digestivo, cólicas menstruais, cãibras, problemas musculares, impotência, problemas de próstata e de hérnia inguinal. Está localizado quatro dedos acima do maléolo interno (osso localizado na lateral do pé e que liga este à perna).
O ponto 7 C (ponto 7 do Meridiano do Coração) trabalha o nível emocional e trata nervosismo, stress, ansiedade, insônia, palpitações, dor de garganta e ataque cardíaco. Localiza-se na linha do pulso, abaixo do dedo mínimo, numa depressão.
O ponto 36 E (ponto 36 do Meridiano do Estômago) é o ponto mais importante do corpo humano. Previne enfermidades e aumenta a longevidade. Trata pressão alta, acalma, dores de cabeça e pelo corpo, dor de coluna, paralisia dos membros inferiores, problemas de joelho e AVC (“derrame”) que paralisa as pernas. Trata 99% dos problemas no corpo. Localiza-se quatro dedos abaixo da rótula do joelho, no lado externo da tíbia (o osso da “canela”).
O ponto 22 VC (ponto 22 do Vaso da Concepção) é excelente para os problemas de garganta, inclusive a tosse. Fica entre as duas clavículas, na depressão da garganta.
O ponto 8 F (ponto 8 do Meridiano do Fígado) trata a frigidez e localiza-se na parte de trás da perna, na dobra do joelho.
O shiatsu, além de ser considerado uma massagem que usa pressões (ou “pressoterapia”), também trabalha com alongamentos, tratamentos de coluna e relaxamento corporal. É aplicado não só a nível terapêutico, mas também esteticamente, para eliminar rugas, varizes, obesidade, melhorar a textura da pele, do cabelo, etc.